Reserva de Desenvolvimento Sustentável Lago do Piranha

RBARCOS
RBARCOS

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Lago do Piranha está localizada no município de Manacapuru e foi a segunda RDS a ser formada no Brasil, ano 1997. Tem o intuito de gerar renda economicamente viável às populações ribeirinhas que vivem na região e de forma sustentável.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha está localizada no município de Manacapuru e foi a segunda RDS a ser formada no Brasil, no ano de 1997. Tem o intuito de gerar rendas economicamente viáveis as populações ribeirinhas que vivem na região, desenvolvendo planos sustentáveis.
Fonte: Pisa Trekking

Possuindo 103.000 hectares localizados a 110 km de Manaus na margem esquerda do Rio Solimões, a RDS é um dos principais corredores ecológicos nacional, preservando a fauna e a flora presentes na floresta de várzea, sendo totalmente diversificada da floresta de igapó por conta das águas com densidade, PH e velocidade diferentes.

Visitas à RDS Lago do Piranha

A RDS do Piranha está inclusa no projeto de ecoturismo por conta da grande diversidade de floresta, rios e lagos, além dos animais que podem ser vistos livres pela floresta. Dessa forma, a RDS tem surgido como proposta de visita para os amantes da natureza e diversidade cultural para terem as experiências turísticas mais imersas na Amazônia.

O turista pode visitar qualquer um dos três sistemas existentes na RDS onde são divididas as comunidades. A estrutura turística é composta por hotéis flutuantes, restaurantes e roteiros turísticos.
Fonte: Viajar é simples

O turista pode visitar qualquer um dos três sistemas existentes na RDS onde estão divididas as comunidades. São os sistemas: Sacambú – com 298 habitantes; Supiazinho – com 102 habitantes; Piranha – com 157 habitantes. Cada um dos sistemas concentra três comunidades. A estrutura turística é composta por hotéis flutuantes, restaurantes e roteiros turísticos.

A RDS do Piranha foi criada para preservar a área verde da pressão dos extrativistas de madeira. Um cenário que foi promissor para o Ministério do Meio Ambiente, a mesma contém uma grande variedade de peixes e faz parte da rota migratória de aves. Sem a preservação dessa área os animais seriam prejudicados, além da fauna que é rica em espécies ainda não muito conhecidas pela comunidade científica.

Plano de Manejo do Jacaré

O plano de manejo de Jacarés foi criado pelos moradores junto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

O plano de manejo de Jacarés foi criado pelos moradores junto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e outros institutos presentes para o desenvolvimento da RDS.
Fonte: A Crítica

O manejo é um controle que requer técnicas sobre a captura dos jacarés, que são 80 mil presentes na RDS. Com o plano pode ser feito de maneira correta que não prejudique o meio ambiente e aos animais.

A carne do jacaré é tipicamente apreciada na culinária local, e o couro muito apreciado no ramo da moda. Com o plano de manejo a comunidade ribeirinha pode fazer o manejo de forma segura e com muita técnica.

Ecoturismo

A RDS tem um grande potencial de ecoturismo e lá se pode executar atividades como: observação de pássaros, ensaios fotográficos no Safari, trilhas na floresta, observação da fauna e muitas outras. Relacionado com o ecoturismo, o turismo de base comunitária também é bastante desenvolvido, e o turista pode ter um contato mais aprofundado com os moradores da RDS.

A Reserva de Desenvolvimento tem um grande potencial de ecoturismo, pode ser feita atividades como: observação de pássaros, ensaios fotográficos no ambiente, trilhas na floresta, observação da fauna e muitas outras atividades.
Fonte: G1

O local também tem uma grande concentração arqueológica, ainda pouco explorada, contendo cerâmicas, utensílios e materiais usados para a sobrevivência e estilos culturais de vida dos índios Mura.

Dessa forma, para chegar a RDS do Piranha basta alugar uma embarcação na plataforma rbarcos.com. A viagem dura 1h, é tranquila e proporciona experiências grandiosas.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter