Formas de conhecer e desbravar a Amazônia

RBARCOS
RBARCOS

Existe uma variedade de formas de conhecer a Amazônia, o coração do Brasil. O verde irradiante que cerca os rios e que formam a floresta tropical mais conhecida do mundo é a razão dos olhares que trazem visitantes e turistas todos os anos de todas as partes do planeta.

A floresta amazônica se faz importante no contexto ambiental, pois ela é uma floresta tropical que contribui para o equilíbrio ambiental da terra, além de também ser fonte de biodiversidade e possuir cerca de 40 mil espécies de plantas diferentes, 400 mamíferos e 1.300 aves.
Fonte: Sou Amazônia

E o que atraí toda essa gente não é apenas a biodiversidade aqui encontrada, mas também a cultura marcante, gastronomia um tanto quanto peculiar e o carisma de um povo acolhedor e humilde que recebe bem todos que se atrevem a conhecê-la.

As comunidades indígenas contribuem para o desenvolvimento turístico da região. Em Manaus temos o exemplo da Comunidade Indígena Cipiá e a Comunidade Indígena Dessana Tukana, localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, na zona rural do município de Manaus, à margem esquerda do rio Negro, distante aproximadamente 25 km em linha reta do centro da cidade.
Fonte: Eduardo e Mônica

Exatamente por tudo isso destacado, iremos dar inicio a essa aventura, onde você, caro leitor, poderá conhecer as formas de conhecer e desbravar a Amazônia e tudo que ela tem a lhe oferecer.

Mas antes disso, não deixe de ler o nosso blog anterior sobre as tendências para viagens pós-pandemia no Amazonas e no mundo.

Conhecendo a capital Amazonense

Manaus é a capital do estado do Amazonas, localizado na região Norte do Brasil. Essa também é a principal cidade dentro da maior floresta tropical do mundo, e por esse motivo, pode-se considerar a porta de entrada dos visitantes que desejam visitar a Amazônia brasileira.

Manaus é o destino perfeito para quem busca novas experiências e aventuras, seja na companhia de amigos, família ou até mesmo sozinho. Esse lugar é de uma grandeza e beleza gigante que encanta a todos que a visitam.
Fonte: Confira Mais

Uma curiosidade que muitos não sabem, é que a Amazônia concentra sua maior parte no Brasil, em estados além do Amazonas, como o Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. E além desses, existe a Amazônia Internacional composta por outros países, como a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e a Venezuela.

Manaus é uma cidade que possui uma natureza tropical e selvagem, e diferente do que muitos pensam, é uma cidade grande e possui cerca de dois milhões de habitantes. É um centro econômico e industrial, além de ser a base para inúmeras importantes pesquisas científicas que buscam desvendar os mistérios da fauna e da flora locais.

Manaus 351 anos: Atrativos Turísticos em Manaus: O Centro Cultural Óscar Ramos foi inaugurado no aniversário de 350 anos da cidade de Manaus, levando o nome de um dos principais artistas amazonenses.
Fonte: Amazonas e mais

Essa cidade maravilhosa também possui destaque por ser um paraíso para ecoturistas, que gostam de se hospedar em hotéis no meio da selva, podendo aproveitar as praias fluviais do rio Amazonas.

Todos os anos a cidade recebe navios transatlânticos com milhares de turistas de várias partes da América, Ásia e Europa, que tem acesso pela foz do rio.

O que fazer em Manaus

Centro Histórico da Cidade

O Centro Histórico de Manaus é a parte central da cidade e possui uma variedade imensa de casarões e palácios gigantes que marcam um período riquíssimo, conhecido como Belle Époque.

A cidade de Manaus é um belo lugar, cheio de atrativos turísticos superinteressantes. Infelizmente, muito deles acabam passando despercebidos por quem anda pelo Centro Histórico, ou até mesmo em localidades mais afastadas que contém algum prédio histórico.
Fonte: Wikipédia

O edifício mais icônico dessa região é o Teatro Amazonas, a atração mais famosa da cidade, devido ao fato de ser impressionante encontrar um edifício tão elegante e pomposo em meio à Amazônia.

Foi construído em 1896 com materiais trazidos da Europa, e a cidade de Manaus estava em busca da grandeza, se tornando uma cidade cheia de tecnologias e edifícios luxuosos.

Manaus 351 anos: O impetuoso Teatro Amazonas foi construído no período de riqueza Amazônica, conhecido como Belle Époque, onde o latéx extraído da seringueira fomentava a economia amazonense.

Atualmente o Teatro Amazonas recebe várias apresentações e está aberto para visitação para toda a população.

Além deste, existem outros edifícios gigantes e famosos por seu luxo e exuberância que são facilmente notáveis ao andar no Centro Histórico.

Jardim Botânico – Museu da Amazônia

Com certeza, esse é um dos atrativos mais surpreendentes que você vai encontrar no Amazonas. Isso se dá pelo fato de ser uma pequena demonstração da fauna e da flora bem perto à área urbana da cidade e que possui fácil acesso.

O Lago Vitória Régia mostra o comportamento das plantas que representam a Amazônia. A Vitória Régia, que pode chegar a 2,5 metros de diâmetro, tornando-se a maior planta aquática do mundo. As raízes são submersas na água, além de ter uma flor branca que com o passar dos dias vai tomando tons rosados.

O que o diferencia é o seu tamanho, pois ele se estende por cerca de 40 quilômetros quadrados, o que significa que é possível ter uma boa ideia do quão grande é a Amazônia.

Rio Amazonas

O Rio Amazonas é o gigante da América do Sul, e também é um dos mais surpreendentes atrativos naturais que você vai ver no Amazonas. O Encontro das Águas, como é popularmente conhecido, fica localizado a cerca de 24 quilômetros ao sul de Manaus, quando o Rio Negro se encontra com o Rio Solimões, formando o Rio Amazonas.

A última parada durante esse passeio de ecoturismo é no Encontro das Águas, o fenômeno natural e o cartão postal mais famoso da cidade de Manaus, que encanta a todos os visitantes.
Fonte: Doity

Uma curiosidade sobre o Rio Solimões é que, ao nascer na sua foz no Peru ele é conhecido como Rio Amazonas, e ao entrar em terras brasileiras passa a se chamar Rio Solimões. Só então quando os rios se encontram que torna o Rio Amazonas.

Manaus 351 anos: O Brasil abriga a maior floresta tropical do planeta que é a Floresta Amazônica. Ela faz parte do bioma Amazônia, o maior dos seis biomas brasileiros, correspondente a 53% das florestas tropicais ainda existentes. Essa floresta abriga uma enorme biodiversidade em fauna e flora, e a sua proteção é essencial para o Mundo.
Fonte: Veja – Grupo ABRIL

Enquanto o Negro é como o nome indica, quase negro, o Solimões é muito mais leve e argiloso. Mas eles não se misturam imediatamente. Em vez disso, por quilômetros a fio, os dois rios correm no mesmo curso, mas aparentemente separados, criando um efeito de dois tons que é tão cativante quanto misterioso – pelo menos até o seu guia explicar o que está acontecendo.

Onde comer em Manaus

Pirarucu, o maior peixe encontrado na Amazônia, é um prato muito popular. O restaurante Tambaqui de Banda é um ótimo lugar para experimentar o pirarucu, o tambaqui (que é um peixe super popular), e muitos outros pratos típicos da Amazônia, com preços médios.

Um dos maiores símbolos da culinária regional do Amazonas, o tambaqui assado é um dos companheiros fieis durante o almoço aos domingos do povo amazonense.
Fonte: Qual Viagem

Já o Coco Bambu Manaus oferece a versão sofisticada dos pratos da região norte. Para uma cozinha mais simples, mas ainda sim saborosa, visite o Restaurante Morada do Peixe e peça o tambaqui assado. Você aproveitar a linda vista do rio enquanto saboreia sua comida.

Experiência na Selva

Em um hotel de selva existem muitas possibilidades, desde atividades como passeio de canoa, interação com os botos, focagem de jacaré, mergulho no rio, visita a comunidades ribeirinhas ou até mesmo dormir na rede em um acampamento no meio da floresta.

Agora se a sua pergunta é como escolher o hotel de selva ideal, é necessário que você analise o tipo de experiência que você procura e qual o orçamento que cabe no seu bolso.
Fonte: Hotel Juma Amazon Lodge

O mais fantástico dessa experiência é que você vai realmente adentrar em uma área de conexão com a natureza, podendo obter os sentidos que a natureza pode oferecer, sejam ao ouvir os sons dos pássaros, observar a fauna ou experimentar uma culinária diferente. Tudo isso e muito mais é possível na Amazônia.

Agora se a sua pergunta é como escolher o hotel de selva ideal, é necessário que você analise o tipo de experiência que você procura e qual o orçamento que cabe no seu bolso. Existem filtros de hotéis que variam bastante. Enquanto alguns hotéis de selva possuem pacotes que vão de R$600,00 por três dias, existem outros mais sofisticados nos quais a diária está acima de R$1.000,00. A diferença entre eles é apenas a estrutura de um hotel para outro, mas a experiência é a mesma!

Fonte: Sthe on the road

Indispensável deitar em uma rede e ficar olhando para o céu no fim da tarde apreciando o degrade de cores que refletem em um grande espelho natural, o rio.

Experiência a bordo de uma embarcação

Existem vários passeios que podem ser realizados no Amazonas a bordo de uma embarcação, devido ao fato de que a principal via de entrada e saída da região é por via fluvial (rios).

não viaje: Viajar é uma das melhores coisas no mundo, mas geralmente a falta de tempo e os afazeres no trabalho ou vida acadêmica acabam atrapalhando muitos planos, que ficam perdurados no papel por meses, anos e, às vezes, até décadas.
Fonte: Sthe On The Road

Portanto, é possível conhecer algumas unidades de conservação, como a Reserva de Desenvolvimento do Tupé, além das comunidades ribeirinhas e indígenas que ficam ao seu entorno, como a Comunidade Indígena Cipiá.

Quem conhece a Amazônia a partir de Manaus, seja no entorno ou das tradicionais rotas pelos rios Solimões e Amazonas, fica impressionado com o cenário encontrado nas regiões do Médio e Alto Rio Negro, de uma das modalidades turísticas que mais cresce no Amazonas.
Fonte: Amazônia Press

É possível ir até as Anavilhanas e avistar uma variedade de espécies aquáticas que ficam entre as ilhas, como o boto vermelho, o peixe boi, a ariranha e a lontra. Em Anavilhanas, também há espécies consideradas em extinção como o maracajá-peludo, tamanduá-bandeira e a onça pintada.

Mas se o seu interesse é conhecer a floresta amazônica, você pode visitar o Arquipélago de Anavilhanas, um conjunto de mais de 400 ilhas envolvidas por água doce. Uma localidade com uma diversidade gigantesca de espécies, cuja paisagem no fim do dia é impressionante.
Fonte: Wikipédia

Existe uma variedade de espécies de aves e aproximadamente 232 são catalogadas.

Vale a pena vir para o Amazonas?

Com fauna e flora riquíssimas, a Amazônia oferece muitos motivos para ser visitada. O encontro das águas dos Rios Negro e Solimões chama a atenção e desperta a curiosidade de quem vê o fenômeno de perto.

No Parque Nacional de Anavilhanas existe uma variedade de espécies aquáticas que intercalam entre as ilhas, como o boto vermelho, o peixe boi, a ariranha e a lontra. Em Anavilhanas, também há espécies consideradas em extinção como o maracajá-peludo, tamanduá-bandeira e a onça pintada.
Fonte: Guia Viajar Melhor

E não é apenas a natureza pujante que toma conta do local. Toda a infraestrutura oferecida melhorou muito nos últimos anos e isso faz com que os viajantes a escolham como roteiro de viagem.

Há quem busque por aventura e ecoturismo. Outros preferem apenas relaxar e curtir dias de sossego e há, ainda, quem prefira desenvolver atividades acadêmicas e de estudo com tanta fauna e flora à disposição.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha está localizada no município de Manacapuru e foi a segunda RDS a ser formada no Brasil, no ano de 1997. Tem o intuito de gerar rendas economicamente viáveis as populações ribeirinhas que vivem na região, desenvolvendo planos sustentáveis.
Fonte: Pisa Trekking

Prepare-se para muitas travessias de barco, já que várias cidades somente são acessadas desta forma.

Mesmo que você esteja acostumado com o calor do lugar onde mora, saiba que no Amazonas o calor é maior ainda!

Portanto, manter-se hidratado bebendo muita água é regra primordial, durante sua viagem. Não se esqueça de passar e repassar tanto o repelente quanto o filtro solar para sua proteção total!

A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, é a porta de entrada para a maior floresta tropical do mundo. Nesse incrível destino é possível desfrutar de ótimas e inusitadas experiências e programas, das principais modalidades turísticas existentes, como turismo cultural e ecoturismo, que começam desde o Centro Histórico da cidade, até mesmo no meio da selva amazônica.
Fonte: Amazonas Em Tempo

Tente levar roupas com cores leves para ajudar a aliviar o calor!

Agora para finalizar com chave de ouro, iremos destacar cinco motivos para você visitar o Amazonas!

  1. Parque Nacional do Jaú

Jaú é um dos maiores Parques Nacionais do Brasil e apresenta um ecossistema extremamente importante, com uma fauna e flora que inclui muitas espécies exclusivas da Amazônia.

O Parque Nacional do Jaú dispõe de atrativos durante todo o ano, o parque é ótimo para a prática de caminhada e canoagem e, claro, para contemplação das suas belezas naturais, durante o período de seca é possível visitar às praias, corredeiras, pedras. Na cheia é possível adentrar a mata de igapó e fazer trilhas aquáticas.
Fonte: WWF Brasil
  1. Ciclo da borracha

Visite uma fazenda onde foi recriado o processo de exploração da seringueira, e veja como era feita a extração e tratamento desta importante commodity do século passado. Preste atenção também em como viviam os trabalhadores destas fazendas.

Depois de fazer uma parada no Restaurante e Flutuante, é hora de visitar o Museu do Seringal Vila do Paraíso.
Fonte: Check Point Receptive Service
  1. Edifícios e palácios luxuosos no centro histórico

Há diversas oportunidades para conhecer em Manaus os resquícios da riqueza trazida pela exploração da borracha. A arquitetura é a principal delas. Explore a história colonial da região e admire a impressionante arquitetura, palácios e eventos culturais.

Manaus 351 anos: Atrativos Turísticos em Manaus: Período em que a economia amazonense se destacou por sua riqueza advinda da extração e da venda do látex. Manaus era comumente denominada de a Paris dos Trópicos.
Fonte: Tipo Manaus
  1. Encontro das Águas

No ponto onde o Rio Negro e o Solimões se encontram, os dois corpos de água não se fundem de imediato, parecendo que os rios fluem paralelamente. Um efeito único e imperdível.

05 atrativos turisticos: A seguir o rumo da Ponte Jornalista Phelippe Daou sentido Puraquequara, é possível fazer uma parada para observar o fenômeno natural mais encantador do Amazonas, o Encontro das Águas.
Fonte: Gray Line Brazil
  1. Floresta Amazônia

Muitos passeios na Amazônia partem de Manaus. A maior floresta tropical do mundo abriga diversas espécies de pássaros, peixes, macacos e muito mais.

O Amazonas é um lugar para ser apreciado. Qual seria o sentido da floresta amazônica, senão se envolver nela e no que ela oferece – respeitando e preservando o espaço, é claro.
Fonte: Exame

Bom, agora que você já sabe as formas de conhecer e desbravar a Amazônia, é a sua vez de contar pra gente o que você mais está interessado em conhecer ao visitar esse belo destino.

E se você tiver alguma dificuldade em pensar, a gente te ajuda! Acessando a nossa plataforma digital, você encontra uma variedade de pacotes náuticos a bordo de nossas embarcações e viver incríveis aventuras na Amazônia!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter