As férias em Manaus podem ser inesquecíveis. Quem visita Manaus uma vez, não deixa de voltar outras vezes para apreciar as belezas e a cultura amazônica. Famosa não somente por estar cercada por rios e florestas, essa cidade também conhecida por ser a guardiã de muitas histórias e possuidora de costumes e vivências das mais diversificados do Brasil.
Então, se você estava procurando um destino para visitar durante as férias ou durante o período de festas de fim de ano, leia essa matéria até o fim!
Conheça a cidade de Manaus
O ano todo é verão
Se você ama sol e calor, esse é o destino certo para você. Aqui em Manaus o calor predomina quase que o ano todo, seja inverno ou verão. O fato de a cidade possuir um ar úmido torna essa sensação de que está sempre quente.

Nesse destino não existem estações do ano e sim o que chamamos de “temporadas”, e as predominantes na cidade de Manaus são as temporadas de chuva e de seca (que também chove, mas com menos frequência).
Praias e Flutuantes
E para uma cidade calorosa como Manaus, o que pode ser melhor que um flutuante ou uma praia para se refrescar?

E para quem acha que nesse destino não tem praia, se engana! Em Manaus existe uma variedade de praias naturais que se formam em período de seca e que tornam uma incrível paisagem.
Você pode visitar as principais praias ao redor de Manaus, que são a Praia Dourada, Praia da Lua e a Praia do Japonês.

A Praia Dourada recebe muitos visitantes justamente por estar cercada de flutuantes, que dispõem de ótima infraestrutura, boa culinária, um som bem tropical e que tornam a atmosfera do local ainda mais amazônica.
A Praia da Lua também é uma das mais famosas da cidade, por ter um formato de meia lua e que possui areias branquinhas e tem um fluxo menor de pessoas que a Praia da Ponta Negra. É um dos principais pontos de encontro de banhistas na cidade de Manaus.
Praias do Paricatuba
A Vila de Paricatuba é conhecida pelas ruínas de um casarão desativado do início do século. Mas além de ser reconhecido como um sítio histórico, esse lugar é muito visitado por ser cercado de belas praias banhadas pelas águas do Rio Negro.

Flutuantes na cidade de Manaus
A presença de Casas Flutuantes vem se tornando um grande atrativo para quem visita essa cidade, proporcionando a visita ainda mais agradável, com bastante conforto e comodidade.

No Lago do Tarumã, a região é tomada por flutuantes que dispõem de uma boa infraestrutura e possuem preços variados para os dias da semana.
Culinária sem igual
Se você quer viajar para um lugar para degustar de ótimos pratos e de uma culinária marcante, venha para Manaus!

Existem pratos regionais que são muito procurados pelos turistas, como os famosos pratos típicos Tacacá, Tucupi e o Tambaqui. Alguns restaurantes muito famosos em Manaus: Tacacá da Gisela, Tambaqui de Banda, Morada do Peixe e Banzeiro.
Destino marcado pela sua história
Antigamente conhecida como “Belle Époque”, a cidade de Manaus foi marcada pela exploração da extração do látex, que deu inicio ao ciclo da borracha e resultou em vários prédios e construções históricas, como o famoso Teatro Amazonas.
A região amazônica passou por um rápido desenvolvimento econômico e recebeu milhares de novos moradores, tanto de outras partes do Brasil, quanto para pessoas de várias partes do mundo. Por isso, o Centro Histórico de Manaus recebeu muita influência de arquitetura presentes em muitos lugares, sendo maioria da Europa.
Manaus é uma cidade que possui uma natureza tropical e selvagem, e diferente do que muitos pensam, é uma cidade grande e possui cerca de dois milhões de habitantes. É um centro econômico e industrial, além de ser a base para inúmeras importantes pesquisas científicas que buscam desvendar os mistérios da fauna e da flora locais.
Passeios no Centro Histórico
Rua Bernardo Ramos
A Rua Bernardo Ramos é a primeira e mais antiga de Manaus, de acordo com registros históricos. Criada na Ilha de São Vicente em conjunto à construção do Forte de São José do Rio Negro, e marca o processo de urbanização na capital amazonense, usada como proposta no processo de revitalização do Centro Histórico.

Galeria do Largo
Localizada em frente ao Largo de São Sebastião e ao Teatro Amazonas, no centro histórico de Manaus, o Centro de Artes Visuais Galeria do Largo é muito importante para a história da população amazonense e uma ótima dica de passeios em Manaus.

Nessa galeria ficam expostas várias obras culturais e artísticas de artistas amazonenses, como Luiz Lima, Alonso Júnior e Micael Santos.
A visitação ao espaço é gratuita e recebe vários visitantes e turistas no espaço de arte e cultura.
Largo São Sebastião
O Largo São Sebastião é um ótimo espaço para quem gosta de lazer e atividades culturais. Geralmente esse ambiente é bem calmo e conta com boa iluminação, além de estar localizada próximo de construções icônicas, como o Teatro Amazonas, Igreja de São Sebastião, Galeria do Largo e muito mais.
Teatro Amazonas
O majestoso Teatro Amazonas foi construído no período de riqueza Amazônica, conhecido como Belle Époque, onde o latéx extraído da seringueira fomentava a economia amazonense.

Com estilo arquitetônico renascentista e eclético, a composição da construção envolve vários artistas como Crispim do Amaral, responsável pela construção do salão interno e Domenico de Angelis, responsável pela ornamentação do salão nobre.
Centro Cultural Óscar Ramos
Inaugurado recentemente, o Centro Cultural Óscar Ramos leva o nome de um dos principais artistas amazonenses.

Está localizado na Rua Bernardo Ramos, uma das ruas mais antigas de Manaus, próximo de monumentos icônicos e conhecidos do centro histórico. Por ser um centro cultural relativamente novo, ainda tem pessoas que acham que se trata de um casarão antigo de propriedade privada.
Palácio da Justiça
Construído no século XIX especificamente para atender às instalações do Poder Judiciário do Estado do Amazonas na época, o Palácio da Justiça fica localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, de frente para o Teatro Amazonas.

No Centro Cultural estão à mostra a sala Museu do Crime, onde são mostrados os crimes mais famosos da cidade de Manaus, as salas do Tribunal do Júri e a Sala do Tribunal Pleno.
Experiência na Selva
Em um hotel de selva existem muitas possibilidades, desde atividades como passeio de canoa, interação com os botos, focagem de jacaré, mergulho no rio, visita a comunidades ribeirinhas ou até mesmo dormir na rede em um acampamento no meio da floresta.

O mais fantástico dessa experiência é que você vai realmente adentrar em uma área de conexão com a natureza, podendo obter os sentidos que a natureza pode oferecer, sejam ao ouvir os sons dos pássaros, observar a fauna ou experimentar uma culinária diferente. Tudo isso e muito mais é possível na Amazônia.

Agora se a sua pergunta é como escolher o hotel de selva ideal, é necessário que você analise o tipo de experiência que você procura e qual o orçamento que cabe no seu bolso. Existem filtros de hotéis que variam bastante. Enquanto alguns hotéis de selva possuem pacotes que vão de R$ 600,00 por três dias, existem outros mais sofisticados nos quais a diária está acima de R$ 1.000,00. A diferença entre eles é apenas a estrutura de um hotel para outro, mas a experiência é a mesma!
O que fazer em uma embarcação no Amazonas
No Amazonas existe uma variedade de opções de lazer e atrativos naturais para conhecer.
Orla de Manaus
Que tal avistar a orla de Manaus a bordo de uma embarcação, podendo observar as construções mais altas da cidade, assim como as construções históricas e importantes que fizeram parte do período áureo da borracha?
Sua vista, a partir do rio para a cidade, é capaz de ver o antigo prédio da Cervejaria Miranda Côrrea, hoje desativada e abandonada, mas que possui uma belíssima arquitetura.
Plataforma de Interação com os Botos
Podemos citar a Plataforma de Interação com os botos, um espetáculo natural onde você pode ver o animal aquático mais dócil que existe e vive em água doce.

Ponte Jornalista Phelippe Daou
A Ponte Jornalista Phellipe Daou, ou simplesmente, Ponte Rio Negro. A bordo de uma lancha é possível ver de perto a estrutura magnifica da ponte que liga Manaus à cidade de Iranduba. Ao passar debaixo dela, é possível fazer registros fotográficos. Ela é considerada uma das maiores pontes estaiadas do Brasil.

Além disso, também é possível conhecer algumas unidades de conservação, como a Reserva de Desenvolvimento do Tupé, além das comunidades ribeirinhas e indígenas que ficam ao seu entorno, como a Comunidade Indígena Cipiá.
Também é possível ir até a RDS do Jaú, um lugar belíssimo que proporciona uma visão esplêndida no fim da tarde.
Indo mais longe: Anavilhanas
Aventuras incríveis no Amazonas exigem incríveis paisagens, e o Arquipélago de Anavilhanas, próximo do munícipio de Novo Airão, é um paraíso repleto de praias no período da seca e dispõe de um degradê de cores no pôr-do-sol. Ótimo destino para descansar e agradecer por uma pandemia no mundo ter chegado ao fim.

Em Anavilhanas também há espécies consideradas em extinção como o maracajá-peludo, tamanduá-bandeira e a onça pintada.
Existe uma variedade de espécies de aves e aproximadamente 232 são catalogadas. A bordo de um barco regional, nesse paraíso, é possível obter uma visão singular do que há de melhor no Amazonas.

Em nossa plataforma você encontrará embarcações de diversos modelos como barcos, iates, veleiros e lanchas de tamanhos e capacidade de navegantes (você e convidados) diferentes, conforme a sua necessidade. Sem se preocupar em ter a habilitação para pilotar a embarcação (o comandante e, se necessário, a tripulação estão inclusos).
Com a RBarcos, você pode vivenciar incríveis experiências no Amazonas em uma de nossas embarcações exclusivas ou em um de nossos pacotes náuticos. Acessando a plataforma, você escolhe o pacote ideal para a sua viagem e vive uma experiência incrível na Amazônia.